Como montar uma estratégia de expansão para o seu negócio.

agosto 2022
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on telegram
Share on whatsapp

por Pedro Botelho

 

Montar uma expansão regionalizada não é uma tarefa simples de ser feita, mas é uma das estratégias que mais dará certo se você quer expandir seu serviço ou produto de forma coordenada de acordo com o seu planejamento.

Mesmo que você não seja da área do marketing ou não entenda sobre um determinado business, há alguns passos que você pode fazer para que seu planejamento tenha sucesso. 

 

Vou listar o passo a passo de um planejamento que irá te ajudar:

 

  1. Mapeamento da persona da empresa ou de seu cliente

Procure saber quais sites eles frequentam, qual a sua faixa salarial (renda), qual ou quais profissões eles atuam ou atuaram, quais são seus interesses no mundo digital (perfis, páginas ou canais eles seguem).

Há até outros itens que podemos tentar descobrir neste mapeamento como por exemplo, quais aplicativos tem no celular, quantas publicações faz por mês, posição política, posição religiosa, entre outras inúmeras variáveis. 

 

  1. Encontramos um padrão comum entre todos eles

Normalmente as personas se encontram em um determinado ponto de seu mapeamento, seja de interesses em comum, profissão, faixa etária e outros.

Procure identificar o maior número possível de combinações entre seus clientes. Assim teremos um padrão inicial para seguir. 

 

  1. Buscamos pessoas daquela região que tenham “exatamente” o mesmo padrão

Em um experimento de expansão para uma empresa que trabalha com franquias encontrei 800 pessoas com o padrão exato para o modelo de franquias na região nordeste (o filtro poderia ser mais aberto, mas quis testar a assertividade do padrão).

 

  1. Montar uma estratégia específica

Aqui fica uma das principais ações do planejamento ao lado do mapeamento da persona.

Se você não atua com marketing ou não conhece muito bem as ferramentas necessárias, recomendo utilizar o AdSense para sites, aplicativos, e-mail marketing e youtube. Utilize ele somente para o público extraído ( utilize redes sociais apenas se no mapeamento das personas foi identificado que o seu público faça uso destes canais), no caso acima eu poderia usar essas ferramentas apenas nestes 800 “leads” encontrados. 

Se no case acima tivermos uma reversão de apenas 2% teríamos um número de 16 novos franqueados onde o ticket médio é de R$50.000,00 (valor inicial), ou seja, um ROI burro (vamos chamar assim porque é uma conta básica e não estamos fazendo um calculo detalhado e concreto) de R$800.000,00 (oitocentos mil reais).

 

Realmente incrível, não é ?

 

O que detalho aqui não é nada inovador, não é um case de sucesso, mas sim uma forma de começar uma expansão de um jeito simples, utilizando os canais digitais para mapear até realizar o trabalho.

Acredite no sucesso da sua estratégia, utilize a segmentação para chegar a um padrão de público para o seu negócio.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on telegram
Share on whatsapp

Postagens relacionadas

Não há postagens relacionadas...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.