05 dicas para melhorar a comunicação interna da sua empresa

abril 2022
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on telegram
Share on whatsapp

Por Pedro Botelho:

 

Não é novidade para nenhum empresário que a comunicação interna dentro das organizações sempre foi de extrema importância, mas ultimamente o assunto vem sendo levado mais a sério.

Ter a sua equipe alinhada e utilizando da mesma filosofia que a empresa cultiva nas ações cotidianas faz toda a diferença dentro de qualquer empresa, independente de setor. O público externo cada vez mais nota e compra um produto ou serviço pela forma como os seus colaboradores se portam com a camisa da sua marca.

 

O que é a comunicação interna nas empresas?

 

A comunicação interna nas empresas nada mais é que um conjunto de ações realizadas pelas organizações. Esse tipo de comunicação é necessário para que os colaboradores tenham ciência das estratégias e planejamentos a serem seguidos, definidos previamente pelo corpo diretor. 

Dessa forma, os colaboradores terão conhecimento prévio de como levar essas informações para os clientes no intuito de atingir os objetivos da empresa.

A popularização do uso da internet pelas empresas vem fazendo com que o público interaja mais com a marca. Mas cuidado, pois essa estratégia pode ser um tiro no pé se não for bem realizada.

Por exemplo, uma empresa que não tem uma comunicação interna bem alinhada pode levar informações errôneas ao mercado. Além de que, muitas vezes, os gestores esquecem que os colaboradores são o primeiro contato que o cliente tem com a marca, podendo causar uma primeira impressão ruim.

 

Benefícios da comunicação interna nas empresas

 

Manter os colaboradores alinhados com sua comunicação interna é de extrema importância para qualquer empresa para definir uma linha de raciocínio e objetivos no ambiente organizacional. 

Além das boas práticas, isso faz com que os colaboradores entendam e sigam o posicionamento da empresa em prol de suas metas. Cada colaborador consegue ter uma visão e consciência maior das suas funções e a interferência que causa nos resultados.

 

Saiba alguns pontos importantes para aplicar a comunicação interna na sua empresa

 

É normal que em momentos de crise – qualquer tipo, não somente financeira – os colaboradores tornem-se mais distantes e menos motivados. Quando isso acontece e não é remediado a tempo, pode causar um impacto negativo na empresa.

Fique atento às seguintes situações:

 

– Não deixe que boatos e fofocas se espalhem dentro da empresa; 

– Faça com que o colaborador se sinta pertencente a empresa e otimista com o cargo que atua. Quanto mais um colaborador se sentir pertencente e acolhido pela empresa mais engajado ele ficará; 

– Faça com que os colaboradores sintam-se confortáveis em pedir ajuda, sugerir melhorias e expor críticas; 

– Planeje premiações ou bonificações para os colaboradores que respeitam e levam a ideia da sua empresa aos clientes da forma correta; 

– Invista para que o relacionamento entre os colaboradores, gestores e líderes seja horizontal; 

 

Com poucas e pequenas mudanças dentro da empresa é possível mudar o clima organizacional e, consequentemente, os resultados. Portanto, comece a investir em comunicação interna na sua empresa e obtenha resultados cada vez mais positivos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on telegram
Share on whatsapp

Postagens relacionadas

Utilizamos o marketing para acelerar o crescimento das empresas implementando estratégias de vendas pela internet.

Fale conosco

Telefone: (51) 3021-7970

Atendimento de Segunda à Sexta-feira, dàs 09h às 20h

Escritórios

R. Gen. Neto, 556 – Andar 2º
Sala 02 Floresta / Porto Alegre 

©2022 studio grow - Todos os direitos reservados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.