A importância da tipografia

janeiro 2022
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on telegram
Share on whatsapp

Por Kami Freitas

 

Para uma composição harmoniosa e agradável, não dependemos só de imagens. A escolha da tipografia certa é essencial. Ela é tão importante quanto a diagramação, cores e toda identidade visual da marca. 

Mas, afinal, o que é tipografia? 

 

A palavra tipografia significa “impressão de tipos”, o que conhecemos popularmente como “fontes”. 

 

A tipografia é algo além do belo, seu impacto visual é capaz de representar, de maneira gráfica, os valores e posicionamento da empresa, além de despertar sentimentos e percepções do público. Podemos desenhar novos tipos, como no caso da Coca-Cola, onde a tipo foi especialmente criada para a marca, se tornando uma fonte exclusiva. 

 

Também existem as “famílias tipográficas”, onde as fontes possuem as mesmas características base, porém com variações de altura, largura ou outros atributos (bold, regular, itálico, etc). 

 

Tipos de fontes

 

Na tipografia, as fontes se dividem entre algumas classificações, aqui veremos suas 4 divisões primárias: 

 

Com serifa (serif):

 

Fontes serifadas tendem a passar a sensação de formalidade, confiança, prestígio e são altamente legíveis, indicadas para textos em impressos, como revistas e jornais, por proporcionarem ao leitor um bom ritmo de leitura e não serem cansativas aos olhos. Não é muito indicada para textos longos digitais, pois podem atrapalhar a leitura. 

Sua característica principal são seus pequenos traços e prolongamento nas extremidades da fonte.

 

Sem Serifa (sans serif):

Fontes sem serifa passam a sensação de informalidade e modernidade. É uma fonte graciosa e agradável. Geralmente utilizada para textos curtos, e, em impressos, é mais usada como título ou subtítulo, com intuito de dar destaque.

É um estilo mais neutro e se caracteriza por suas curvas suaves e por ser mais reta. 

 

Cursiva (script):

A tipografia cursiva, também conhecida como script ou manuscrita, é uma fonte tipicamente formal, elaborada e especial. Comumente utilizada em convites, carrega importância e prestígio, não podem ser utilizadas em textos, pois a sua legibilidade não é agradável em excesso. 

Dingbat:

São fontes compostas por caracteres especiais, figuras e símbolos. Seu uso mais comum é para ilustrar textos ou outro tipo de conteúdo digital. 

Hierarquia Visual

 

Existem técnicas de utilização de tipografia que não são apenas por questão de harmonização textual, mas também para dar destaque aos pontos certos, até mesmo dizer a sua ordem de leitura. Para isso, podemos utilizar artifícios como negrito, itálico, sublinhado, posicionamento de palavras e tamanho de fonte. 

Como é possível perceber, a tipografia não é apenas beleza, mas algo que conversa com o leitor. É de suma importância preservar a atmosfera da fonte escolhida, obtendo, da mesma, sua melhor performance. Priorizar o sentido e o objetivo de cada ferramenta é uma escolha profissional e otimização de tempo de todo o processo de marketing. A tipografia é uma ferramenta impactante, prática, funcional e, acima de tudo, vital para o sucesso de uma campanha de marketing. 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on telegram
Share on whatsapp

Postagens relacionadas

Utilizamos o marketing para acelerar o crescimento das empresas implementando estratégias de vendas pela internet.

Fale conosco

Telefone: (51) 3021-7970

Atendimento de Segunda à Sexta-feira, dàs 09h às 20h

Escritórios

R. Gen. Neto, 556 – Andar 2º
Sala 02 Floresta / Porto Alegre 

©2022 studio grow - Todos os direitos reservados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.