A importância de um SDR e closer na sua venda

março 2022
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on telegram
Share on whatsapp

Por Victória Gomes

A função principal de um SDR é otimizar o tempo de organização para que a venda seja mais prática. É essencial na hora de filtrar as melhores oportunidades e poupar o tempo gasto com leads desengajados, sem interesse ou sem os requisitos necessários para a sua venda

LEMBRE-SE: uma boa venda é composta por pessoas que dominam o assunto e entendem o que é necessário de um lead para que seja o seu melhor cliente, em todas as situações!

Metodologias como:

  • BANT (budget, authority, need e timing)
  • GPCT (goals, plans, challanges e timing)

São aplicadas durante o contato com os leads para que você consiga chegar nas melhores oportunidades. O SDR entra no processo de vendas sendo um qualificador de perfil, onde ele entende os principais pontos necessários para a venda, baseado em metodologias como as que citamos acima, entendendo o momento e a procura do lead, e decidindo se aquela pessoa é qualificada para uma possível compra ou se não se encaixa nos perfis procurados. O primeiro contato e a primeira impressão são muito importantes, portanto: ser receptivo, comunicativo, simpático, desenvolver um bom rapport e ter alegria na voz são pontos essenciais para um SDR.

CLOSER: a função do closer é conduzir o lead (já bem qualificado) para a etapa final do seu processo de vendas. Deve ser uma pessoa comunicativa, colocando em prática o mesmo rapport que o SDR deve colocar, ter esta intuição para não só saber conduzir a venda de uma forma estratégica, mas para que este contato também seja uma qualificação final, e o lead fique cada vez mais enquadrado nos perfis que a sua empresa está procurando. Responsável também pela parte de negociação, tendo um conhecimento e domínio do que pode ser feito perante um contrato.

A finalidade de dividir todas as funções de apenas um comercial em dois cargos, vem para agilizar o processo comercial e organizar as funções para que todas sejam desenvolvidas da melhor forma o possível. Assim, você pode criar processos e treinamentos para a sua própria equipe e garantindo a evolução sem congestionamento de informações por ter um cargo só para fazer várias tarefas. Lembrando que os treinamentos das respectivas funções podem ser feitos juntos: no sentido de técnicas de atendimento, comunicação, visual, etc. Assim como podem ser feitos separados: voltados para cada função e cada tarefa que os dois cargos possuem de formas distintas.

Evolua a sua equipe comercial para que evolua suas vendas, o seu negócio e o seu financeiro! 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on telegram
Share on whatsapp

Postagens relacionadas

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.