A importância do copywriter 

janeiro 2022
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on telegram
Share on whatsapp

Por Rafaela Anflor

 

Pode ser uma dúvida comum a diferença entre copywriter e redator publicitário. Admito que eu mesma já tive essa dúvida. 

Como jornalista de formação e especializada na arte do copy, já ouvi por outros que eu “só escrevo”. Mas a verdade é que o papel do copywriter é fundamental para a comunicação. 

O copywriter é o profissional do marketing responsável pela produção de textos cuja essência é a conversão, isto é, conteúdos de persuasão, convencimento, que façam o público-alvo realizar uma ação específica, como, por exemplo, assinar uma newsletter, baixar um e-book, comprar um produto, contratar um serviço, sites, anúncios, entre outros. 

 

O copy não é apenas um texto.  O copy é arte. De vender.

 

A função do copywriter é desenvolver textos que atraiam potenciais clientes. E isso não é uma tarefa simples. Em um mundo dominado pelo digital, a disputa pela atenção do consumidor é acirrada. 

Conforme a Kantar IBOPE Media, por meio do Data Stories (divulgado em 2021), apresentou o aumento no consumo de mídia no país. Inclusive com o cenário pandêmico e o lockdown, essa tendência acelerou a sua evolução. 

Dados mostram que, em 2020, os brasileiros passaram 37 minutos a mais por dia na frente da televisão (em relação a 2019). O rádio também aumentou seus números. Mas nada se compara ao crescimento elevadíssimo das redes sociais, que se tornaram essenciais para todos que usam a internet. Como consequência disto, as marcas acirraram na disputa pela atenção do consumidor. 

Com esse desenvolvimento e a procura por estratégias de marketing online, nota-se cada vez mais a importância de um copywriter. Tão importante quanto vender, é transmitir a informação que seu público-alvo quer ver, e que agregue valor para ele.

Neste contexto, podemos observar que o copywriter não deve apenas ser alguém que redige conteúdos. É necessário que ele seja um profissional completo, que compreende desde marketing digital, estratégias, que pesquise, e analise os resultados dos copy.

O trabalho do copywriter começa muito antes de abrir o documento no computador e começar a escrever. Este profissional deve, em sua caminhada inicial, dar um passo em direção ao estudo e pesquisa! Estudar as pessoas, buscando o conhecimento de perfis humanos e suas emoções. A prática da pesquisa, nesta profissão, será eterna. A atualização é constante. Ouso dizer que 80% é pesquisa e 20% é texto!

Esse é um dos pontos mais básicos para o bom copy. Parece óbvio mas, às vezes, é preciso lembrar: só é possível convencer seu público a realizar a ação desejada se você o conhece, o entende, sabe o que ele precisa e é capaz de se comunicar com ele. 

Para isso, é necessário conhecer suas personas, saber sua jornada de compra e compreender como criar conteúdos que gerem valor de acordo com a etapa em que ela se encontra. Aqui é o diferencial de uma boa copy: assim você poderá criar um conteúdo que realmente responda às dúvidas e atenda os desejos das suas personas, que consiga se comunicar com elas da forma que elas desejam. 

De modo sintetizado, o copywriter pode melhorar o relacionamento com o seu público, entregando um conteúdo interessante, diferenciado e inovador — tornando mais fácil a conversão. A principal importância é essa: fazer com que as pessoas confiem na sua marca e desejem ter os seus produtos e/ou serviços, que te sigam nas redes sociais ou até mesmo leiam mais posts no seu site/blog. Tudo isso é feito com estudo, uso de gatilhos mentais e outras técnicas. Valorize o seu copywriter! 

O Copywriting vende histórias.

O Copywriting transforma sentimentos em ações.

O Copywriting tem um único e prático objetivo: vender.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on telegram
Share on whatsapp

Postagens relacionadas

Utilizamos o marketing para acelerar o crescimento das empresas implementando estratégias de vendas pela internet.

Fale conosco

Telefone: (51) 3021-7970

Atendimento de Segunda à Sexta-feira, dàs 09h às 20h

Escritórios

R. Gen. Neto, 556 – Andar 2º
Sala 02 Floresta / Porto Alegre 

©2022 studio grow - Todos os direitos reservados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.