A importância dos canais de tração

janeiro 2022
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on telegram
Share on whatsapp

Por Pedro Botelho

 

Growth Hacking ou marketing de crescimento, são termos que dominam o cenário das empresas de marketing, do mundo das startups e das grandes corporações. É algo que encanta e desperta no mercado a “falsa” ilusão de ser o caminho da jornada do ouro.

 

Esqueceram de avisar você, entusiasta de marketing ou empresário que deseja vender mais pela internet, que antes de tracionar qualquer negócio é importante definir, testar e validar qual será o caminho para a jornada do crescimento. 

 

A possibilidade de uma empresa crescer se dá pela habilidade de atrair os clientes corretos, através dos canais certos. Basicamente, tração significa que você é capaz de adquirir clientes de forma mensurável (possível medir).

 

E aí que entra o nosso assunto de hoje: o que é, quais são os principais e qual a importância dos canais de tração?

 

Começo recomendando a leitura do livro Traction de Gabriel Weinberg e Justin Mares. É aqui que você irá entender e conhecer melhor sobre a maior parte (eu considero que temos outros canais além dos 19 citados no livro) dos canais de tração.

 

Mas vamos lá! Como eu não sou de filosofar e sim de focar em ação vou apresentar quais os canais de tração devem ser avaliados sempre que sua estratégia estiver pronta para sair do papel.

 

  1. Blogs 

 

  1. Publicidade 

 

  1. PR não convencional 

 

  1. Search Engine Marketing (SEM) 

 

  1. Social e Display Ads 

 

  1. Anúncios Offline 

 

  1. Search Engine Optimization (SEO) 

 

  1. Marketing de Conteúdo 

 

  1. E-mail Marketing 

 

  1. Marketing Viral 

 

  1. Engenharia como Marketing 

 

  1. Parcerias Comerciais 

 

  1. Vendas 

 

  1. Programas de Afiliados 

 

  1. Plataformas Existentes 

 

  1. Feiras de Negócios 

 

  1. Eventos Offline 

 

  1. Falar em Público 

 

  1. Criação de Comunidades 

 

  1. Marketing de Influenciadores (recente) 

 

  1. Marketing de Indicação (recente) 

 

É muita coisa né? E com certeza temos novos canais que surgiram ou estão surgindo que podem entrar nessa nossa lista, o importante é que você trabalhe de forma correta e não pare de testar, divida o seu foco de tração em 3 fases e entenda quais dos canais escolhidos (e testados, não esqueça de testar) vai te ajudar em cada etapa:

 

– TRAÇÃO (SAIA DO ZERO PARA UM)

– TRANSIÇÃO (CONHECEDOR DO CAMINHO)

– ESCALA (GROWTH)

 

Basicamente as etapas acima se dividem em entender onde nossos clientes estão (tração), buscar novos meios e alavancas onde minha oferta funciona melhor (transição) e acelerar os testes com resultados positivos nas etapas anteriores (growth).

 

Para mensurar o sucesso dos seus canais, você precisa ter as ferramentas certas, sempre coletando dados sobre os usuários que vieram de cada canal. Não comece seus experimentos sem ferramentas confiáveis como o Google Analytics ou o Mixpanel prontas para mensurar o retorno dos seus experimentos de canais.

 

Antes de qualquer ação de marketing direcionada ao crescimento é INDISPENSÁVEL falarmos um pouco do nosso arroz com feijão, PRECISAMOS fazer o básico. Fuja de ações mirabolantes (pelo menos no início) para escalar os seus resultados.

 

BOAS STARTUPS NÃO MORREM PORQUE O PRODUTO É RUIM, MORREM DE FOME, MORREM PORQUE ACABOU O DINHEIRO, PORQUE NÃO CONSEGUEM TRAÇÃO.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on telegram
Share on whatsapp

Postagens relacionadas

Utilizamos o marketing para acelerar o crescimento das empresas implementando estratégias de vendas pela internet.

Fale conosco

Telefone: (51) 3021-7970

Atendimento de Segunda à Sexta-feira, dàs 09h às 20h

Escritórios

R. Gen. Neto, 556 – Andar 2º
Sala 02 Floresta / Porto Alegre 

©2022 studio grow - Todos os direitos reservados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.