Por Pedro Botelho
Growth Hacking ou marketing de crescimento, são termos que dominam o cenário das empresas de marketing, do mundo das startups e das grandes corporações. É algo que encanta e desperta no mercado a “falsa” ilusão de ser o caminho da jornada do ouro.
Esqueceram de avisar você, entusiasta de marketing ou empresário que deseja vender mais pela internet, que antes de tracionar qualquer negócio é importante definir, testar e validar qual será o caminho para a jornada do crescimento.
A possibilidade de uma empresa crescer se dá pela habilidade de atrair os clientes corretos, através dos canais certos. Basicamente, tração significa que você é capaz de adquirir clientes de forma mensurável (possível medir).
E aí que entra o nosso assunto de hoje: o que é, quais são os principais e qual a importância dos canais de tração?
Começo recomendando a leitura do livro Traction de Gabriel Weinberg e Justin Mares. É aqui que você irá entender e conhecer melhor sobre a maior parte (eu considero que temos outros canais além dos 19 citados no livro) dos canais de tração.
Mas vamos lá! Como eu não sou de filosofar e sim de focar em ação vou apresentar quais os canais de tração devem ser avaliados sempre que sua estratégia estiver pronta para sair do papel.
- Blogs
- Publicidade
- PR não convencional
- Search Engine Marketing (SEM)
- Social e Display Ads
- Anúncios Offline
- Search Engine Optimization (SEO)
- Marketing de Conteúdo
- E-mail Marketing
- Marketing Viral
- Engenharia como Marketing
- Parcerias Comerciais
- Vendas
- Programas de Afiliados
- Plataformas Existentes
- Feiras de Negócios
- Eventos Offline
- Falar em Público
- Criação de Comunidades
- Marketing de Influenciadores (recente)
- Marketing de Indicação (recente)
É muita coisa né? E com certeza temos novos canais que surgiram ou estão surgindo que podem entrar nessa nossa lista, o importante é que você trabalhe de forma correta e não pare de testar, divida o seu foco de tração em 3 fases e entenda quais dos canais escolhidos (e testados, não esqueça de testar) vai te ajudar em cada etapa:
– TRAÇÃO (SAIA DO ZERO PARA UM)
– TRANSIÇÃO (CONHECEDOR DO CAMINHO)
– ESCALA (GROWTH)
Basicamente as etapas acima se dividem em entender onde nossos clientes estão (tração), buscar novos meios e alavancas onde minha oferta funciona melhor (transição) e acelerar os testes com resultados positivos nas etapas anteriores (growth).
Para mensurar o sucesso dos seus canais, você precisa ter as ferramentas certas, sempre coletando dados sobre os usuários que vieram de cada canal. Não comece seus experimentos sem ferramentas confiáveis como o Google Analytics ou o Mixpanel prontas para mensurar o retorno dos seus experimentos de canais.
Antes de qualquer ação de marketing direcionada ao crescimento é INDISPENSÁVEL falarmos um pouco do nosso arroz com feijão, PRECISAMOS fazer o básico. Fuja de ações mirabolantes (pelo menos no início) para escalar os seus resultados.
BOAS STARTUPS NÃO MORREM PORQUE O PRODUTO É RUIM, MORREM DE FOME, MORREM PORQUE ACABOU O DINHEIRO, PORQUE NÃO CONSEGUEM TRAÇÃO.