Por Rafaela Anflor
Ninguém está a salvo do tão temido bloqueio criativo. Pode acontecer com qualquer um. Todo projeto começa com um espaço vazio, que devemos preencher. E podemos enfrentar o bloqueio criativo em qualquer etapa: início, meio ou fim. Às vezes, as ideias parecem simplesmente voar para o papel, com a maior facilidade e naturalidade do mundo. Mas sabemos que, em outras situações, podemos ficar reféns das folhas em branco e achar dificuldades em produzir.
Infelizmente, não existe receita de bolo ou fórmula que nos ensine a, simplesmente, deixar nossa criatividade transparecer. Bem que nós gostaríamos. Mas existem maneiras de ajudar a desbloquear as ideias. Vem comigo que nós, da Studio Grow Marketing, separamos umas dicas especiais para você!
Eu, Rafaela Anflor (@rafanflor), jornalista e copywriter da Studio Grow, desvio de bloqueios criativos me inspirando com referências. Pinterest é meu melhor amigo em vários momentos. Buscar referências sempre é uma boa ideia, revistas, galerias de arte, livros — podem ajudar a fazer a criatividade prosperar novamente.
Já nosso colega, Matheus Veiga (@matheusveigaf), copywriter e social media da equipe, compartilha a dica: “sou adepto a uma boa pausa. Lemos e ouvimos muito na internet que temos que ser muito intensos e constantes nos desafios profissionais (o que é uma verdade). Mas também é verdade que temos que respeitar o nosso tempo quando recebemos um “alerta” como esse, de limite no pensamento criativo. Pare. Respire. Ouça uma música. Tome um banho, se der — esse, inclusive, é um cenário que favorece o surgimento de novas ideias”.
Nosso designer Arthur Costa (@arthurcosta.psd) também compartilhou suas dicas para ajudar a florar sua criatividade: “aqui nós não gostamos da palavra bloqueio criativo, não existe bloqueio se você é criativo, o que acaba faltando é a capacidade de se acalmar diante a uma demanda estressante, com isso nossas ideias ficam bagunçadas e daí sim vem o famoso bloqueio criativo”.
E completa: “a principal coisa que dizem para combater o bloqueio criativo é se distrair, ver um filme, comer alguma coisa e etc. Mas por que isso ajuda? Porque o ser humano não funciona sob pressão, quanto mais pressão tem, mais as coisas começam a dar errado, um exemplo bom é aquela famosa frase “quando a gente tá com pressão o ônibus nunca vem!”, na verdade ele vem sim, e sempre no mesmo horário, mas você se colocou em uma situação de pressão nesse momento, e é aí que começam os problemas de criatividade. Quando tomamos um café, respiramos fundo, nos acalmamos de fato e fazemos com calma, tudo flui”.