Bloqueio Criativo: e agora? Como posso lidar?

janeiro 2022
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on telegram
Share on whatsapp

Por Rafaela Anflor

 

Ninguém está a salvo do tão temido bloqueio criativo. Pode acontecer com qualquer um. Todo projeto começa com um espaço vazio, que devemos preencher. E podemos enfrentar o bloqueio criativo em qualquer etapa: início, meio ou fim. Às vezes, as ideias parecem simplesmente voar para o papel, com a maior facilidade e naturalidade do mundo. Mas sabemos que, em outras situações, podemos ficar reféns das folhas em branco e achar dificuldades em produzir. 

 

Infelizmente, não existe receita de bolo ou fórmula que nos ensine a, simplesmente, deixar nossa criatividade transparecer. Bem que nós gostaríamos. Mas existem maneiras de ajudar a desbloquear as ideias. Vem comigo que nós, da Studio Grow Marketing, separamos umas dicas especiais para você!

 

Eu, Rafaela Anflor (@rafanflor), jornalista e copywriter da Studio Grow, desvio de bloqueios criativos me inspirando com referências. Pinterest é meu melhor amigo em vários momentos. Buscar referências sempre é uma boa ideia, revistas, galerias de arte, livros — podem ajudar a fazer a criatividade prosperar novamente. 

 

Já nosso colega, Matheus Veiga (@matheusveigaf), copywriter e social media da equipe, compartilha a dica: “sou adepto a uma boa pausa. Lemos e ouvimos muito na internet que temos que ser muito intensos e constantes nos desafios profissionais (o que é uma verdade). Mas também é verdade que temos que respeitar o nosso tempo quando recebemos um “alerta” como esse, de limite no pensamento criativo. Pare. Respire. Ouça uma música. Tome um banho, se der — esse, inclusive, é um cenário que favorece o surgimento de novas ideias”. 

 

Nosso designer Arthur Costa (@arthurcosta.psd) também compartilhou suas dicas para ajudar a florar sua criatividade: “aqui nós não gostamos da palavra bloqueio criativo, não existe bloqueio se você é criativo, o que acaba faltando é a capacidade de se acalmar diante a uma demanda estressante, com isso nossas ideias ficam bagunçadas e daí sim vem o famoso bloqueio criativo”.

E completa: “a principal coisa que dizem para combater o bloqueio criativo é se distrair, ver um filme, comer alguma coisa e etc. Mas por que isso ajuda? Porque o ser humano não funciona sob pressão, quanto mais pressão tem, mais as coisas começam a dar errado, um exemplo bom é aquela famosa frase “quando a gente tá com pressão o ônibus nunca vem!”, na verdade ele vem sim, e sempre no mesmo horário, mas você se colocou em uma situação de pressão nesse momento, e é aí que começam os problemas de criatividade. Quando tomamos um café, respiramos fundo, nos acalmamos de fato e fazemos com calma, tudo flui”.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on telegram
Share on whatsapp

Postagens relacionadas

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.