Bloqueio Criativo: e agora? Como posso lidar?

janeiro 2022
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on telegram
Share on whatsapp

Por Rafaela Anflor

 

Ninguém está a salvo do tão temido bloqueio criativo. Pode acontecer com qualquer um. Todo projeto começa com um espaço vazio, que devemos preencher. E podemos enfrentar o bloqueio criativo em qualquer etapa: início, meio ou fim. Às vezes, as ideias parecem simplesmente voar para o papel, com a maior facilidade e naturalidade do mundo. Mas sabemos que, em outras situações, podemos ficar reféns das folhas em branco e achar dificuldades em produzir. 

 

Infelizmente, não existe receita de bolo ou fórmula que nos ensine a, simplesmente, deixar nossa criatividade transparecer. Bem que nós gostaríamos. Mas existem maneiras de ajudar a desbloquear as ideias. Vem comigo que nós, da Studio Grow Marketing, separamos umas dicas especiais para você!

 

Eu, Rafaela Anflor (@rafanflor), jornalista e copywriter da Studio Grow, desvio de bloqueios criativos me inspirando com referências. Pinterest é meu melhor amigo em vários momentos. Buscar referências sempre é uma boa ideia, revistas, galerias de arte, livros — podem ajudar a fazer a criatividade prosperar novamente. 

 

Já nosso colega, Matheus Veiga (@matheusveigaf), copywriter e social media da equipe, compartilha a dica: “sou adepto a uma boa pausa. Lemos e ouvimos muito na internet que temos que ser muito intensos e constantes nos desafios profissionais (o que é uma verdade). Mas também é verdade que temos que respeitar o nosso tempo quando recebemos um “alerta” como esse, de limite no pensamento criativo. Pare. Respire. Ouça uma música. Tome um banho, se der — esse, inclusive, é um cenário que favorece o surgimento de novas ideias”. 

 

Nosso designer Arthur Costa (@arthurcosta.psd) também compartilhou suas dicas para ajudar a florar sua criatividade: “aqui nós não gostamos da palavra bloqueio criativo, não existe bloqueio se você é criativo, o que acaba faltando é a capacidade de se acalmar diante a uma demanda estressante, com isso nossas ideias ficam bagunçadas e daí sim vem o famoso bloqueio criativo”.

E completa: “a principal coisa que dizem para combater o bloqueio criativo é se distrair, ver um filme, comer alguma coisa e etc. Mas por que isso ajuda? Porque o ser humano não funciona sob pressão, quanto mais pressão tem, mais as coisas começam a dar errado, um exemplo bom é aquela famosa frase “quando a gente tá com pressão o ônibus nunca vem!”, na verdade ele vem sim, e sempre no mesmo horário, mas você se colocou em uma situação de pressão nesse momento, e é aí que começam os problemas de criatividade. Quando tomamos um café, respiramos fundo, nos acalmamos de fato e fazemos com calma, tudo flui”.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on telegram
Share on whatsapp

Postagens relacionadas

Utilizamos o marketing para acelerar o crescimento das empresas implementando estratégias de vendas pela internet.

Fale conosco

Telefone: (51) 3021-7970

Atendimento de Segunda à Sexta-feira, dàs 09h às 20h

Escritórios

R. Gen. Neto, 556 – Andar 2º
Sala 02 Floresta / Porto Alegre 

©2022 studio grow - Todos os direitos reservados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.