Brainstorming: 7 dicas para desenvolver as suas ideias

fevereiro 2022
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on telegram
Share on whatsapp

Por Kami Freitas

 

Uma ferramenta extremamente útil e importante para profissionais da área de comunicação em seus processos criativos, o brainstorming não é apenas uma junção de ideias soltas em relação a um assunto ou problema. 

Brainstorming é um dos processos que mais exercita a criatividade e pode ser expandido de várias maneiras. Um grupo em brainstorming pode ter mais de uma maneira de lidar com o desenvolvimento de seus projetos, quanto mais ideias, melhor. 

Sendo um processo sem hierarquia, todos da equipe estão no mesmo nível, podendo opinar e desenvolver ideias já expostas, todos aqui tem o mesmo poder. É importante que todos possam falar e que haja uma reflexão conjunta. Ainda é válido que nenhuma ideia seja diminuída, julgar de maneira negativa novas ideias pode reprimir e fazer com as pessoas tenham medo de expor suas ideias ou opinar sobre as ideias de outros. 

É importante lembrar que deve-se manter o foco no projeto principal, pois, como todos estão no mesmo nível e, às vezes, falando ao mesmo tempo, é muito fácil se distrair do assunto principal. Quando se tratar de apenas um tema, procure manter a atenção nele. Quando for mais de um tema, realize uma ordem de discussão, para facilitar seu desenvolvimento. 

 

Para facilitar, aqui algumas dicas mais diretas sobre como manter um bom brainstorming:

 

1 –  Estabeleça um tempo limite: Com a ajuda de uma pessoa que fará o papel de mediador/facilitador, estabeleça um tempo limite de acordo com a complexidade do projeto ou problema. 

 

2 – Inicie com um briefing ou problema alvo: Assim, os participantes podem focar diretamente no assunto proposto, facilitando a geração de ideias, tendo perguntas, tópicos e desenvolvimento mais assertivos.

 

3 –  Encoraje ideias e não julgue: Não se limite e nem limite os outros participantes, mesmo que as ideias pareçam caras ou impossíveis, elas podem gerar novos caminhos e outras novas ideias. Sendo assim, não julgue de maneira negativa sobre qualquer ideia dada.

 

4 – Quantidade gera qualidade: Não se limite a um número de ideias, por mais impossíveis ou idiotas que elas pareçam, o processo de “peneirar ideias” vem mais pra frente.

 

5 – Aproveite as ideias de outros: O processo de associação é muito válido e pode gerar novos insights, podemos nos aproximar mais ainda de uma solução desta forma. 

 

6 – Mantenha-se visual: diagramas e post-it são muito válidos e facilitam a comunicação.

 

7 –  Não se prenda a sua primeira ideia se apegue a elas: a primeira ideia quase sempre é a pior delas, use-a como impulso para novas ideias. Também não se prenda às suas ideias, elas não são verdade absoluta e podem ser moldadas para melhor atender a necessidade do problema.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on telegram
Share on whatsapp

Postagens relacionadas

Utilizamos o marketing para acelerar o crescimento das empresas implementando estratégias de vendas pela internet.

Fale conosco

Telefone: (51) 3021-7970

Atendimento de Segunda à Sexta-feira, dàs 09h às 20h

Escritórios

R. Gen. Neto, 556 – Andar 2º
Sala 02 Floresta / Porto Alegre 

©2022 studio grow - Todos os direitos reservados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.