Como usar a teoria de cores em mídias digitais

fevereiro 2022
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on telegram
Share on whatsapp

 

Por Letícia Marques 

 

Não é mistério que as cores transpassam sensações e emoções, tendo grande importância na comunicação. Quando queremos passar uma mensagem e sermos reconhecidos, é essencial saber como fazer uso desta ferramenta. É aí que entra a teoria das cores, que é o estudo de como os humanos percebem a cor, assim como os efeitos visuais de como as cores misturam, combinam e contrastam umas com as outras. Ela agrupa uma gama de definições, conceitos e de aplicações – o suficiente para encher muitos livros! Mas não precisa começar a ficar assustado com a sobrecarga de informações, vamos nos manter sucintos. O foco aqui é entender algumas definições básicas, assim como aprender a usar esses conhecimentos novos para otimizar sua performance digital.

 

A Roda de Cores:

A primeira vez que este conceito foi apresentado foi em 1666 por Isaac Newton, e ainda é utilizada por artistas e designers ao criar harmonias com as cores. A roda das cores é formada por três cores primárias (vermelho, amarelo e azul), três cores secundárias (cores criadas quando as cores primárias são misturadas: verde, laranja e roxo) e três cores terciárias (são as cores obtidas através da mistura de uma cor primária com uma secundária). 

Combinação de Cores:

Usando a roda de cores, designers desenvolveram um esquema para utilizar em materiais de marketing. Cores complementares são aquelas que são posicionadas em lados opostos do círculo cromático. Cores análogas são aquelas que aparecem lado a lado dentro de um círculo cromático, pertencem à uma mesma cor básica. Cores triádicas são três cores com a mesma distância (equidistante) no círculo cromático. É fazendo o uso destas combinações que peças bem compostas são criadas.

 

 

Temperaturas de Cores:

Se você passar uma linha pelo centro da roda de cores, perceberá que um dos lados possui o que é chamado de cores quentes e o outro cores frias. As quentes são compostas pelo vermelho, amarelo e as demais cores em que eles predominam. Já as frias, pelo azul, verde e as outras cores em que predominam.

 

 

Aprender sobre como combinar as cores é uma estratégia fundamental para melhorar sua presença online e atrair possíveis usuários. Por isso, lembre dessas dicas quando precisar montar seu próximo conteúdo. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on telegram
Share on whatsapp

Postagens relacionadas

Utilizamos o marketing para acelerar o crescimento das empresas implementando estratégias de vendas pela internet.

Fale conosco

Telefone: (51) 3021-7970

Atendimento de Segunda à Sexta-feira, dàs 09h às 20h

Escritórios

R. Gen. Neto, 556 – Andar 2º
Sala 02 Floresta / Porto Alegre 

©2022 studio grow - Todos os direitos reservados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.