Do marketing tradicional ao growth: a evolução do marketing!

março 2022
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on telegram
Share on whatsapp

Por Pedro Botelho

 

Estou no mercado de comunicação, atuando com marketing e propaganda há muitos anos, e posso afirmar que, em toda a minha trajetória, não vi nenhuma mudança ou tendência igual ao Growth Hacking.

Pode parecer exagero para alguns, mas este ceticismo só tem validade até você provar da metodologia.

Longe de mim querer vender o Growth como a nova fórmula para se vender mais em canais digitais.

Por isso, é importante explicar que o Growth Hacking não é um pozinho mágico, em que você usa uma vez e a magia acontece. Ele é uma forma de pensar disruptiva ao modelo tradicional de marketing e, principalmente, do modelo tradicional de empresas.

 

Tem dúvidas que isto é verdade?

Este é um dos mindsets do Growth Hacking – afinal sempre podemos melhorar algo. A desconfiança é uma ótima ferramenta para a evolução.

Growth Hacking x O velho marketing arroz com feijão

Todas as maiores empresas do nosso tempo, tais como Facebook, Airbnb, Uber, Dropbox, Snapchat, entre outras, utilizam o Growth Hacking para expandir sua audiência e aumentar suas receitas.

Agora eu te pergunto, você consegue me apontar uma empresa dessa geração que teve um rápido crescimento e utilizou apenas técnicas tradicionais de marketing e comunicação?

Pois é, também não lembrei de nenhuma. E confesso que me esforcei, fui pesquisar, mas não tive sucesso. Nenhuma empresa do nível dos exemplos acima chegou lá só fazendo o marketing “arroz com feijão”.

 

O segredo do Growth Hacking está na forma de pensar atualizada para nossa realidade.

Isso significa: menos cold calls e mais whatsapp. Menos fazer anúncios e mais jornada do consumidor. Além do computador de mesa, o mobile first. 

Cada vez mais testes, testes e testes.

Com o olhar no infinito e além.

Fórmulas de sucesso, que deram certo no passado, estão ficando desatualizadas com maior velocidade. Além disso, nunca é certo que uma fórmula que funcionou com o seu concorrente, ou em outro mercado, irá funcionar igual na sua empresa.

 

Se você mantiver os olhos no passado é bem provável que não conseguirá enxergar o futuro.

E a forma de pensar do Growth Hacking, assim como o modelo de gestão enxuta (Lean), são parte do mesmo futuro, onde empresas são capazes de fazer mais com muito menos e colocar suas energias nas coisas que funcionam.

E aí, vamos evoluir ?

Será que o marketing vai morrer para se tornar growth hacking?

Eu não acredito nisso, mesmo sendo um cara que hoje é do Growth.

A função do marketing de ser o responsável por criar algo que motive o consumidor a comprar vai persistir, mas é provável que os princípios do growth hacking estejam cada vez mais presentes na vida deste profissional.

Além disso, o trabalho de um Growth Hacker não está mais apenas na captação do cliente. Ele é responsável pela captação, pela venda e pela pós-venda, ele atua em todo o funil de venda.

Os três pilares para um mindset poderoso de Growth Hacking são: conhecimentos de marketing, conhecimento voltado para dados e entender como funciona o ponto de vista tecnológico de canais e plataformas.

 

Com isto é capaz de mudar o jogo a favor de qualquer empresa.

Desde que comecei a estudar Growth Hacking e aplicar nos meus projetos, percebo como as mudanças são aceleradas e como hoje temos diversos caminhos desconhecidos para chegarmos a um resultado esperado. O importante é: testar e tomar decisões baseadas em dados, esqueça aquilo de onde a persona gosta de ir ou qual livro gosta de ler, quem manda aqui são os resultados, meu amigo.

Se você quer saber mais sobre Growth Hacking, ver cases e descobrir como aplicar essa metodologia, recomendo que continue acompanhando nosso blog, nossas redes sociais e entre em contato com a Studio Grow! Ficaremos felizes em responder todas suas dúvidas!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on telegram
Share on whatsapp

Postagens relacionadas

Utilizamos o marketing para acelerar o crescimento das empresas implementando estratégias de vendas pela internet.

Fale conosco

Telefone: (51) 3021-7970

Atendimento de Segunda à Sexta-feira, dàs 09h às 20h

Escritórios

R. Gen. Neto, 556 – Andar 2º
Sala 02 Floresta / Porto Alegre 

©2022 studio grow - Todos os direitos reservados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.