Por Jonas Maier
Captar leads, através de tráfego orgânico, muitas vezes não é estratégia suficiente para alcançar bons resultados.
As agências de publicidade estão constantemente procurando novas maneiras de melhorar suas campanhas e uma das ferramentas adotadas é a publicidade através de anúncios no Facebook e Instagram.
Há quem acredite que o Facebook não gera tantos resultados quanto o Instagram. Talvez, seja pelo fato de que o Facebook tem como missão conectar pessoas, e o Instagram de conectar pessoas às coisas que elas amam e fazem.
Contudo, levando em consideração que as campanhas precisam atingir um grande público, em curto espaço de tempo, as duas redes sociais são uma ótima oportunidade para as empresas anunciarem seus produtos e serviços.
Um dos erros comuns para quem está iniciando é querer falar com todo mundo e não conhecer o público.
Antes de iniciar qualquer campanha de anúncios, é preciso saber quem é seu público para saber como alcançá-lo.
Você não pode simplesmente anunciar produtos para “mulheres” ou “homens”, porque esses são termos muito amplos e podem ser para qualquer pessoa.
Em vez disso, é extremamente importante saber quem é a sua persona, o seu público, qual sua idade, gênero, interesses…
O segundo grande erro é não fazer a segmentação de público.
Mas como fazer se você não conhece seu público?
A boa notícia, é que não é difícil descobrir, porém vai acabar gastando um pouco mais para descobrir.
A estratégia é inicialmente anunciar para públicos amplos e conforme os resultados forem aparecendo, dentro da plataforma do gerenciador de anúncios, você consegue ver quem são o seu público e segmentar as campanhas e anúncios.
Desta forma, é possível enviar a mensagem certa, para as pessoas certas. As chances de conversão são muito maiores quando você fala para o público certo, além de não pagar para mostrar anúncios para pessoas que não tem interesse no seu produto.
Outro erro é simplesmente não testar outras segmentações e não usar os públicos personalizados.
Esse é um erro muito comum ao criar anúncios, anunciar nas redes sociais e não testar outras segmentações.
O ideal é separar 20% a 30% do valor investido nas campanhas, para experimentar outros tipos de interesse que seu público pode ter, é uma forma muito interessante de descobrir novos nichos de mercado dentro do seu próprio público, e ao descobrir novos públicos, eles podem se tornar públicos personalizados.
O que são públicos personalizados?
Um público personalizado é criado especificamente com base nos interesses das pessoas, informações demográficas e localização geográfica, por ser muito mais direcionado, o usuário tem a oportunidade de receber conteúdo recomendado que seja mais relevante para ele, e é muito mais econômico para anunciar, pois é bem mais assertivo.
Como são testes, logo você perceberá se está dando bons resultados ou não, então é só mudar a estratégia, pausar o anúncio, modificar ou até mesmo criar outras campanhas e testar novos segmentos.