O que é um cluster de conteúdo?

agosto 2022
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on telegram
Share on whatsapp

por Pedro Botelho

 

Um cluster de conteúdo contextual é uma estratégia de SEO e Marketing de Conteúdo onde você cria conteúdo em torno de um tópico abrangente escolhido e vincula cada parte do conteúdo entre si. Criando então um cluster de conteúdo.

Por exemplo, se você quisesse criar conteúdo em torno do tópico “café da manhã saudável”, criaria artigos que correspondessem aos tópicos principais. Por exemplo:

  • Importância de Comer Café da Manhã
  • 5 alimentos que você deve comer no café da manhã
  • O que acontece ao seu corpo quando você pula café da manhã
  • 7 receitas saudáveis para o café da manhã

 

Estes são tópicos sobre os quais você poderia escrever e que se agrupam em torno do tópico geral que é “café da manhã saudável”.

 

Depois dos artigos escritos, é hora de vincular internamente os artigos uns aos outros para criar um banco educacional, relevante e detalhado de conteúdo em torno do “café da manhã saudável”.

A chave é: como você ligaria internamente esses artigos?

Aqui está um exemplo: se no artigo “Importância de Comer Café da Manhã” você tem uma frase que diz: “Há muitas coisas que podem acontecer ao seu corpo se você pular o café da manhã”, você vincularia internamente o texto âncora e quando os usuários clicaram sobre isso, seria enviado para o artigo “O que acontece ao seu corpo quando você pula o café da manhã”.

Dessa forma, você está levando os leitores a outro artigo relacionado, para que eles possam expandir seus conhecimentos ainda mais sobre esse assunto.

Com um cluster de conteúdo, você cria um banco de conteúdo envolvente, relevante e relacionado, além de apoiar os esforços de SEO. Ao mesmo tempo, você está se tornando um líder de pensamento por causa do conteúdo detalhado que está criando.

 

Por que devo usar o clusters de conteúdo?

 

Os clusters de conteúdo fornecem aos mecanismos de pesquisa uma lente de SEO na arquitetura do seu site. Quanto maior a classificação de uma página, mais forte a página aparece para o Google.

Seu site pode ser dividido da seguinte forma:

  • Homepage principal
  • Categorias de nível superior
  • Subcategorias
  • Páginas de detalhes

O Google tenta entender a hierarquia de um site e atribui importância e onde o conteúdo está localizado. Seus rastreadores de pesquisa lentamente perdem o interesse à medida que mergulham mais e mais na arquitetura de um website.

 

Então, como funciona a estratégia de cluster de conteúdo?

 

Criando Conteúdos Fundamentais!

Assim, uma página de conteúdo fundamental (ou cornerstone content) é uma página abrangente que funciona como um hub de conteúdo para uma palavra-chave de alto volume, vinculando a um cluster de páginas detalhadas e relacionadas (como postagens de blog) sob o mesmo tópico abrangente.

Um cluster de conteúdo deve unir apenas com o mesmo link de texto âncora. Isso mostra ao Google que os conteúdos relacionados pertencem à mesma família.

Essa estratégia funciona porque o Google analisa os backlinks e quer ver páginas relacionadas para entender a hierarquia geral.

Uma página de conteúdo fundamental deve ser:

  • Ampla, mas não exaustiva
  • Evergreen (páginas que possuem um prazo de validade indefinido ou pelo menos muito longo, ou seja, é um conteúdo para durar no mínimo 2 anos);
  • Otimizado para perguntas;
  • Atualizado de forma consistente quando apropriado.

Assim, manter a sua página de conteúdo é fundamental, pois o Google recompensa novos conteúdos.

 

Como isso vai funcionar?

 

Pense em cluster de conteúdo como o guarda-chuvas que abriga sub-tópicos e palavras-chave individuais.

Se imaginarmos o marketing de conteúdo como o cluster de conteúdo, algumas das outras ideias que se encaixam nisso são: blogs, estudos de caso, geração de leads, etc.

Se você tiver clusters de conteúdo em torno das palavras-chave, como por exemplo “5 dicas para o blog perfeito” ou “Como obter os leads desejados”, essas páginas vincularão por exemplo, a uma página principal que explica o que é marketing de conteúdo e como funciona.

Essa página principal é chamada de conteúdo fundamental.

 

Agora que você sabe o que é um cluster de conteúdo, como você pode criar um, e o valor que ele trará para sua marca, fique ligado no próximo post que iremos falar sobre como criar um processo do Cluster de Conteúdo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on telegram
Share on whatsapp

Postagens relacionadas

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.