Tendências de design para 2022

janeiro 2022
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on telegram
Share on whatsapp

Por Arthur Fernandes Costa

O design está em constante mudança. A forma que pensamos, nos vestimos e, até mesmo, a cadeira que você senta é design. Quando falamos de tendências do design, estamos falando sobre como o mercado se posiciona de maneira a interpretar como pode ser o futuro. O mercado precisa sempre se adaptar para entregar o produto final para o cliente, e se manter ligado nas tendências é essencial. Vamos dar um exemplo, qual o ano que a imagem abaixo foi criada? 

Notou como as coisas conseguem ter uma idade, mesmo sem ter nada escrito nelas? Por isso é importante ficar atualizado, para sempre concorrer com o mercado nesse sentido. Se você ou seu cliente fica para trás, passa uma comunicação errada e tudo vai por água abaixo: campanhas, sites, etc.

Agora que tivemos essa introdução você deve estar curioso para saber “quais as principais tendências de design para 2022?” 

Bom… LET’S GROW!

  1. Pantone 

Vamos começar pela cor que será protagonista neste ano de 2022.

A empresa americana de consultoria de cores Pantone anunciou, no início de dezembro de 2021, que a cor do ano seria a Pantone 17-3938 very peri. Descrito como “um violeta avermelhado e um azul dinâmico”, que estimula a criatividade e encoraja a inventividade.

  1. Motion graphics

A técnica já diz no próprio nome “gráfico em movimento”. Com essa técnica é possível criar animações que atraiam mais a atenção do usuário, deixam a informação mais dinâmicas e vendem a proposta de uma forma muito melhor do que uma imagem estática.

  1. Minimalismo funcional

O minimalismo já vem a anos dominando o mercado. A técnica de minimalismo consiste em minimizar a informação ao máximo, deixando a proposta o mais simples e funcional possível. E é aí que entramos com o minimalismo funcional, que foca não só em deixar as coisas mais limpas, mas também em deixar de uma forma funcional e intuitiva para o usuário. Alinhado com a acessibilidade, a ideia é criar um design complexo em emoções e sentimentos, porém simples em interações.

  1. 3D

O 3D entra no balaio de tendências antigas que estão voltando com tudo para 2022. Em meados de 2010, o 3D era muito popular, mas com o tempo, o simples e os vetores começaram a dominar o mercado.

Porém, o vintage voltou a moda. E o vintage da internet é o 3D, a estética neon e tudo que ligue a tecnologia da década passada.

  1. Retrô modernismo

Essa é com certeza a tendência vindo com tudo nos últimos anos e acreditamos que em 2022 será o ano mais forte dela.

Na década de 90, era muito comum pensar como seria o futuro, e assim vinham ideias como carros voadores, robôs domésticos, etc.

Com a evolução na tecnologia nos últimos anos, estamos nos aproximando cada vez mais desse futuro, temos robôs aspiradores de pó, carros elétricos, celulares que dobram e muitas outras tecnologias que nem imaginamos.

O retrô modernismo brinca com todas essas áreas com a estética de cores neon, ‘leds’ e surrealismo abstrato.

Aqui abordamos apenas 5 tendências, mas temos muitas outras como gradientes suaves, monocromia e nem entramos nas tipografias (penso que isso merece até outro post dedicado ao assunto), mas essa é nossa visão das tendências de design para 2022.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on telegram
Share on whatsapp

Postagens relacionadas

Utilizamos o marketing para acelerar o crescimento das empresas implementando estratégias de vendas pela internet.

Fale conosco

Telefone: (51) 3021-7970

Atendimento de Segunda à Sexta-feira, dàs 09h às 20h

Escritórios

R. Gen. Neto, 556 – Andar 2º
Sala 02 Floresta / Porto Alegre 

©2022 studio grow - Todos os direitos reservados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.